sexta-feira, 30 de abril de 2010

Jogos cooperativos

Os princípios dos jogos cooperativos foram desenvolvidos por Terry Orlick, psicólogo canadense que na década de 70 constatou que os jogos reproduziam a estrutura social, refletindo valores da sociedade.Na cultura ocidental raros são os jogos cooperativos já que a ética competitiva e o individualismo são valorizados e têm sido perpetuados por nossa sociedade e também por nosso sistema educacional.













Jogos cooperativos são jogos em que a AÇÃO COOPERATIVA dos participantes é necessária para se atingir um objetivo comum a todos. Os participantes jogam uns com os outros e não contra. Joga-se para juntos superar desafios e compartilhar o sucesso. O confronto é eliminado e da lugar ao encontro, á união das pessoas, á eliminação do medo e do fracasso.







Muitos jogos cooperativos são criados a partir da adaptação de regras de brincadeiras e jogos tradicionais ou mesmo a partir de esportes, sempre otimizando a participação de todos. Um exemplo que ajuda a esclarecer o que é um jogo cooperativo é a Dança das Cadeiras que pode ser transformada para promover a cooperação.





Não há lugar para a exclusão nem para "melhores" ou " piores". Desta forma, nos liberam da pressão para competir, ficamos livres para nos divertir e para criar. No processo, aprendemos a considerar outro como parceiro e solidário, a ter consciência os seus sentimentos e a valorizar as nossas diferenças, desenvolvemos a empatia e a capacidade de operar para interesses coletivos, priorizando a integridade de todos.




São uma importante ferramenta para transformar hábitos e minimizar resistências às mudanças. Sem duvida, è preciso um pouco de paciência para aprender essa nova forma de jogar e de viver. Contudo, este é um delicioso desafio para o qual estamos sendo convidados. E é possível!! Vamos jogar juntos ?






Nenhum comentário:

Postar um comentário