H. O elabora a noção de parangole lúdico" e cita o jogo de bilhar e descobre, com a experiência do jogo de sinuca" o sentido do jogo como participação. Criou um ambiente para uma mesa de bilhar, a partir da relação que Mário Pedrosa havia estabelecido entre os primeiros núcheos e uma obra de Van Gogh.
H.O enfatiza também a migração do uso da palavra (poetica) para um sentido de "protesto" (social). Afirma que a incidência do coletivo não se da unicamente a participação do público mas também no ato criativo.
O parangolé social afirma a necessidade de criar obras coletivas e o parangolé poetico "reservado para as vivências de ordem subjetiva, mais individuais.
O reflexo do sistema sócio-politico econômico em que vive cada pais. A escola é aquilo que as forças dominantes da sociedade desejam que ela seja. Se vivemos num sistema capitalista, dependente altamente hierrarquizado em niveis sociais, ocorpo e a suas manifestações culturais, serão produtos ou subprodutos das estruturas que caracterizam este sistema;ou seja não é a partir da boa escola, de boa educação que nossos problemas mais basicos serão resolvidoa; não é a boa ideia, por si só, isolados da historia, que vai provocar mudanças. Por trás de um corpo bonito e saudável estão presentes os interesses e um sistema adoecido, neurotico, e neurotizante, cuja meta é sempre o lucro a qualquer custo. Neste sentido o corpo é o proprio homem e como tal não pode ser somente um objeto, mas sim osujeito o produtor eo criador da historia.
Medina J. P Subira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário