sexta-feira, 30 de abril de 2010

Jogos cooperativos

Os princípios dos jogos cooperativos foram desenvolvidos por Terry Orlick, psicólogo canadense que na década de 70 constatou que os jogos reproduziam a estrutura social, refletindo valores da sociedade.Na cultura ocidental raros são os jogos cooperativos já que a ética competitiva e o individualismo são valorizados e têm sido perpetuados por nossa sociedade e também por nosso sistema educacional.













Jogos cooperativos são jogos em que a AÇÃO COOPERATIVA dos participantes é necessária para se atingir um objetivo comum a todos. Os participantes jogam uns com os outros e não contra. Joga-se para juntos superar desafios e compartilhar o sucesso. O confronto é eliminado e da lugar ao encontro, á união das pessoas, á eliminação do medo e do fracasso.







Muitos jogos cooperativos são criados a partir da adaptação de regras de brincadeiras e jogos tradicionais ou mesmo a partir de esportes, sempre otimizando a participação de todos. Um exemplo que ajuda a esclarecer o que é um jogo cooperativo é a Dança das Cadeiras que pode ser transformada para promover a cooperação.





Não há lugar para a exclusão nem para "melhores" ou " piores". Desta forma, nos liberam da pressão para competir, ficamos livres para nos divertir e para criar. No processo, aprendemos a considerar outro como parceiro e solidário, a ter consciência os seus sentimentos e a valorizar as nossas diferenças, desenvolvemos a empatia e a capacidade de operar para interesses coletivos, priorizando a integridade de todos.




São uma importante ferramenta para transformar hábitos e minimizar resistências às mudanças. Sem duvida, è preciso um pouco de paciência para aprender essa nova forma de jogar e de viver. Contudo, este é um delicioso desafio para o qual estamos sendo convidados. E é possível!! Vamos jogar juntos ?






domingo, 25 de abril de 2010

auto retrato

alguém que tem mais perguntas que respostas

que se surpreende com a vida

que gosta de dias de sol

acha que a noite foi feita para dormi

que de noite a gente se escuta muito mais


alguém que gosta de praticar jogos

(futebol, nadar, volei, corrida e etc...)

que gosta asiste esporte

seja qual for


alguém que ainda se espanta

com a falta de amor

e ainda não conseguiu desvendar

porque é tão difícil se deixar gostar


alguém que enquanto toma o café

tem mais perguntas que respostas

que pensa que tem tanta gente no mundo

vivendo vidas seguras

e que acha que so a sua vida é tão confusa


alguém que se sente meio antiquado

pensandotanto em familia

vivendo cercado de poucos bons amigos

que acredita em BONDADE,

AMOR E HONESTIDADE


alguém que quando a noite encosta a porta

e o sol desperta a cidade

planta mais perguntas que respostas


Rafael Sales Gregorio






terça-feira, 20 de abril de 2010

Hélio Oiticica

H. O elabora a noção de parangole lúdico" e cita o jogo de bilhar e descobre, com a experiência do jogo de sinuca" o sentido do jogo como participação. Criou um ambiente para uma mesa de bilhar, a partir da relação que Mário Pedrosa havia estabelecido entre os primeiros núcheos e uma obra de Van Gogh.
H.O enfatiza também a migração do uso da palavra (poetica) para um sentido de "protesto" (social). Afirma que a incidência do coletivo não se da unicamente a participação do público mas também no ato criativo.
O parangolé social afirma a necessidade de criar obras coletivas e o parangolé poetico "reservado para as vivências de ordem subjetiva, mais individuais.
O reflexo do sistema sócio-politico econômico em que vive cada pais. A escola é aquilo que as forças dominantes da sociedade desejam que ela seja. Se vivemos num sistema capitalista, dependente altamente hierrarquizado em niveis sociais, ocorpo e a suas manifestações culturais, serão produtos ou subprodutos das estruturas que caracterizam este sistema;ou seja não é a partir da boa escola, de boa educação que nossos problemas mais basicos serão resolvidoa; não é a boa ideia, por si só, isolados da historia, que vai provocar mudanças. Por trás de um corpo bonito e saudável estão presentes os interesses e um sistema adoecido, neurotico, e neurotizante, cuja meta é sempre o lucro a qualquer custo. Neste sentido o corpo é o proprio homem e como tal não pode ser somente um objeto, mas sim osujeito o produtor eo criador da historia.
Medina J. P Subira.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ciências

Saber, conhecimento de certas coisas que servem a condução da vida ou à dos negócios.
Conjunto dos conhecimentos adquiridos pelo estudo ou pela pratica.
Hierarquização, organização e sistese dos conhecimentos através de princípios gerais(teorias, leis, etc...)





Princípio, começo ou causa de algum fenômeno pode ser definido com a causa primaria, o momento, o local ou trecho em que algo, uma ação ou um conhecimento, tm origem. O princípio de algo pode ser questionado.


fisica Tradicional : certeza- mecânica- determinismo- hierarquia- controle- rversível- linear.
(cartesiano-positivista)(causa e efeito"ordem")


É defendida por "Galileu-Copernico-Newton-Kepler-Descartes-D alamberg"


exs. entende as coisas como concreta "a terra e a natureza esta parada" o tempo é unico, não leva em conta as interações com as pessoas.











Física nova: incerteza- dinâmico- não_linear- dialético- heterarquia- irreversível(desordem).

(busca outro caminonho - não da para voltar atrás)

Defendida por: Planck- Einstein- Heisenberg- Prigogine- Capra- Bateson.

ex.você bate uma vez na parede e depois bate de novo, não vai ser mais a mesma coisa, apessar de bater no mesmo lugar as batidas são diferentes.





Acelerador de particulas:
Física tradicional, nova ou novo jeito de estudar física?
fim do mundo ou começo de tudo?

sábado, 3 de abril de 2010

Recreação aquática
























































Daólio (...)habilidades básicas são importantes para a aprendizagem de todas as habilidades específicas ou culturalmente determinadas, requisitadas no trabalho, na vida social,enfim, na vida das pessoas(...)
Aprendizagem de valores e atitudes gerais como: responsabilidade, solidariedade,respeito, cooperação, sociabilidade, disciplina,autoconfiança, autocontrole, incentivar a participação dos colegas, não discriminação dos colegas, companherismo, entre outros.